Logo do curso
Curso

SEO & ASO:

estratégias de otimização para visibilidade online

Quero estudar na alura

6h

Para conclusão

117

Pessoas nesse curso

9.1

Avaliação média

Certificado

De participação

Introdução_

O que você aprenderá_

  • Compreenda os fundamentos do rastreamento e da indexação em mecanismos de busca
  • Adapte estratégias de otimização frente às mudanças dos algoritmos
  • Planeje e realize pesquisas de palavras-chave de forma assertiva
  • Organize conteúdos utilizando técnicas de clusterização e Pillar Page
  • Otimize a performance on-page com o uso adequado de tags e meta descriptions
  • Monitore KPIs e mensure resultados com ferramentas de análise digital

Público alvo_

Este curso foi desenvolvido para profissionais, gestores e interessados que desejam aprimorar suas estratégias de visibilidade digital por meio de técnicas de SEO e ASO. Ao final do curso, será possível aplicar práticas de otimização on-page e off-page, planejar palavras-chave, organizar conteúdos e acompanhar o desempenho, adaptando-se às constantes mudanças dos algoritmos, independentemente do nível prévio de conhecimento.

Brendway Santiago

Brendway Santiago

linkedin

Empreendedor, Investidor Anjo, Diretor de Growth e Professor de MBA com mais de 15 anos de experiência, especializado em Growth, Marketing, Vendas, Produto e Dados. Teve passagens por: SunsetDDB, 99, Vitta (Adquirida pela Stone.co). Foi Co-fundador da Kondado e da Escola Exchange e co-fundador / Diretor de Growth da Flash Benefícios. Atualmente: CEO da Growthway (Boutique de Growth / Revenue As a Service), Mentor - Amplifier (Rock New Venture) e Associação Brasileira de Startups, Professor na Fiap e Alura.

Curso atualizado em 06/11/2025

Ementa

  1. Fundamentos e Evolução do SEO

    • Apresentação
    • Fundamentos do SEO
    • Como funcionam os buscadores
    • A evolução do SEO
    • Estratégias de SEO para aumentar a visibilidade da Zoop
    • ASO: SEO para apps
    • Para saber mais: estrutura de squads em SEO
    • Os 3 pilares do SEO
    • Trabalhando com Mobile-First
    • Faça como eu fiz: Analisando conteúdo da Liber
    • O que aprendemos?
  2. Pesquisa e Planejamento de Palavras-chave

    • Intenção de busca e tipos de palavras-chave
    • Otimização de SEO para o Buscante
    • Ferramentas para pesquisa de palavra-chave
    • Para saber mais: análise semântica em SEO
    • Planejando palavras-chave na prática
    • Mão na massa: Pesquisa de palavras-chave
    • Clusterização e temas
    • Estratégia de SEO para VideoFlowNow
    • Mapa de palavras-chave
    • O que aprendemos?
  3. SEO On-Page e Conteúdo Otimizado

    • Elementos essenciais de uma página otimizada
    • Mão na massa: otimizar SEO on-page
    • Redação SEO humanizada
    • Para saber mais: anatomia da página e seo
    • SEO Semântico e Entidades
    • Estrutura de cabeçalhos para portfólios na Dev.Spot
    • Ferramentas de Apoio ao Conteúdo Otimizado
    • Otimização de conteúdo para a plataforma HomeHub
    • O que aprendemos?
  4. SEO Técnico

    • Performance, Core Web Vitals e Velocidade
    • Faça como eu fiz: otimização SEO técnica
    • Mobile Firts Indexing e Responsividade
    • Otimização de performance na Jornada Milhas
    • Arquitetura técnica: sitemap, robots, canônicos
    • Melhorando a segurança mobile na Techsafe
    • Para saber mais: arquitetura técnica e seo
    • Google Search Console
    • O que aprendemos?
  5. Autoridade, Backlinks e E-E-A-T

    • Fundamentos do backlink
    • Estratégia de backlinks para o SwiftBank
    • Estratégia de aquisição de backlinks
    • Para saber mais: monitoramento de menções
    • E-E-A-T aplicado à produção de conteúdo
    • Utilizando dados internos para PR digital na Jornada Milhas
    • Reputação e sinais fora do site
    • Mão na massa: Criando alertas do Google
    • O que aprendemos?
  6. Medição, Ferramentas e Futuro do SEO

    • O desafio de mensuração em SEO
    • Para saber mais: entendendo o CTR no SEO
    • Construindo um dashboard de SEO
    • Faça como eu fiz: dashboard SEO
    • SEO para IA e SGE
    • Melhorando a interação com clientes no Serenatto Café & Bistrô
    • SEO em Redes Sociais
    • O que aprendemos?

Descubra se esse curso é pra você! Leia as primeiras aulas

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos
Escola

Inovação & Gestão

Prepare-se para aplicar em seu dia a dia técnicas de gestão de produtos e projetos, agilidade, liderança, desenvolvimento pessoal e muito mais. Conheça os principais conceitos de boas práticas de gestão de produtos e projetos e se aprofunde em estratégias de metodologias ágeis.

Conheça a escola

Pessoas estudando esse curso nesse mês:

Estude com elas

e mais 115 pessoas

Faça parte da nossa comunidade no discord!

Troque conhecimentos com a comunidade da Alura

Aprenda Marketing Digital com esse e outros cursos, comece agora!

Conheça os Planos para Empresas