Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

O cliente no centro: Customer Centric e Customer Experience

Tamiris Velicka
Tamiris Velicka

Compartilhe

O que é Customer Experience e por que esse termo se tornou tão difundido nos últimos tempos? Por que Customer Centric é um olhar que pode diferenciar o seu produto dos demais? Se você é uma pessoa usuária de sites como o Linkedin, por exemplo, deve ter lido sobre Customer Experience ou CX em algum momento da sua navegação.

Para desvendar o que significa esse termo tão utilizado, neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é customer centric
  • O que é customer experience

Houve uma crescente muito grande no que diz respeito à experiência do usuário nos últimos tempos. As empresas passaram a olhar o atendimento como um ponto de encantamento agregado ao produto; ou seja, não adianta somente o produto ser bom, se faz necessário ir além e entregar um diferencial.

Podemos comparar, por exemplo, as empresas tidas como “tradicionais” e as startups: é comum que o produto oferecido seja exatamente o mesmo, mas a experiência oferecida é o grande diferencial para trazer cada vez mais usuários. Afinal, você prefere um atendimento rápido e empático ou um burocrático e lento?. E é por isso que se difunde cada vez mais os termos customer experience e customer centric.

O que é Customer Centric?

Muito se fala sobre Customer Experience, mas para entendermos o que o termo significa e como ele é aplicado no dia a dia das empresas, precisamos dar um passo para trás e entender algo que vai além de um departamento.

Customer Centric é uma estratégia que tem como característica primordial que todo o planejamento seja feito com base no usuário e não em planejamentos estratégicos pautados nos negócios: vamos falar sobre quem, lá na ponta, irá garantir o nosso sucesso enquanto organização. Ou seja, a mentalidade da empresa é pautada em fazer o produto ser um sucesso para o seu cliente e, assim, alcançar o sucesso enquanto negócio.

Parece um tanto óbvio que o caminho para o sucesso é entregar um diferencial competitivo, mas nem sempre esse diferencial é o atendimento, mas sim as mais diversas estratégias, como preços mais baixos ou produtos com mais qualidade. Com a expansão dos negócios digitais, entregar um diferencial se tornou um desafio a ser cumprido pensando no usuário: o segredo se tornou fidelizar o usuário em vez de ter um grande número de clientes que não são fiéis ao seu produto.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

O que é Customer Experience (CX)?

Customer Experience (Experiência do Cliente) ou CX é como chamamos um conjunto de ações que buscam otimizar e personalizar os pontos de contato entre o produto e seu usuário, trazendo uma aproximação humana e empática, criando assim vínculos de confiança. Esses pontos de contato acontecem desde a primeira interação com o usuário, tocando nos seguintes touchpoints (pontos de contato, em tradução):

  • E-mail
  • Telefone
  • Ligação
  • Chat
  • Redes Sociais
  • Plataformas de reputação online (como o Reclame Aqui, por exemplo)

Faz parte de Customer Experience conhecer sobre Branding - caso não saiba o que é Branding e porque é importante, temos um episódio do nosso podcast Layers Ponto Tech que aborda uma visão multidisciplinar sobre o assunto.

Lembre-se de que quem atua com Customer Experience é quem está em contato com usuário do produto, ou seja, é quem eventualmente representa a empresa e como ela se posiciona, tanto quanto o posicionamento em redes sociais. Quando um usuário procura um atendimento, ele espera um padrão coerente com o que pode ter recebido outras vezes ou visto em comunicações por e-mail, ou mídias sociais, por exemplo, então é muito importante que também olhemos para Customer Experience como uma estratégia de fidelização e como um braço muito importante do negócio.

Conclusão

Trazer o cliente para o centro do negócio pode garantir o diferencial do seu produto, até porque é o Customer Experience responsável pela manutenção do sucesso do seu usuário.

De touchpoint em touchpoint, ter alguém acompanhando de perto o usuário e pensando nele como o principal interessado no uso e bom desempenho do seu produto pode ser uma forma muito boa de estabelecer uma relação de confiança com o seu usuário.

Gostou dessa conversa? Para saber mais, deixo aqui algumas dicas para que você possa se aprofundar no assunto:

Tamiris Velicka
Tamiris Velicka

Apaixonada por experiência do usuário e hospitalidade digital, gosto de pensar com empatia e entender a relação entre tecnologia, negócios e pessoas.

Veja outros artigos sobre UX & Design