Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Entendendo o usuário com proto-persona

natan.souza
natan.souza

Compartilhe

Muitas vezes, no andamento dos nossos projetos, ficamos muito focados em cumprir prazos e metas. Tão focados que acabamos esquecendo para quem estamos desenvolvendo o site ou aplicação: o usuário. Em primeira instância, pegar o perfil de usuário qualquer pode parecer a solução ideal, afinal, ele é um de muitos, e talvez represente boa parte desses 'muitos'. O problema é que ele pode não representar a maioria dos seus usuários.

E para compilar tanta informação perdida a respeito das necessidades, dos costumes e até da personalidade do nosso público-alvo, existe uma ferramenta que supre isso, as personas. Elas são basicamente um personagem fictício criado para representar os diferentes perfis de usuários que temos, para que nos ajude a guiar as decisões do projeto construindo um produto muito mais direcionado para nosso público. Mas não focarei nelas, hoje.

exemplo de persona

Proto-personas, ao resgate

O "chato" das personas são os custos. Para montar uma persona tradicional, as informações devem ser retiradas de pesquisas efetivas sobre os usuários da empresa e/ou do projeto. Mas como toda empresa conhece pelo menos um pouco dos seus usuários, possuem algum tipo de informação relevante sobre eles, mesmo que não validadas de alguma forma, há a possibilidade de se criar uma variante mais simples da persona, a proto-persona. Enxergue-a como uma solução de contorno para a persona comum, ou seja, é aconselhável que não seja algo definitivo e que suas informações sejam validadas com usuários reais posteriormente.

Contudo, é melhor uma proto persona na mão, do que duas personas voando.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

É interessante que a proto-persona possua as seguintes informações:

  • Quem é esse usuário e como ele é (personalidade)
  • Alguns comportamentos
  • Informações demográficas como idade e profissão
  • E o ponto chave: suas necessidades e/ou objetivos

Você pode montar o layout da sua proto-persona da maneira que achar mais bacana. Um template bastante usado é onde as informações são separadas em quatro quadrantes, como no exemplo abaixo:

Tanto as personas tradicionais quanto as proto-personas ajudam a nortear o time na maioria das decisões que envolvem o projeto. A proto-persona é interessante para começar a introduzir essa cultura de DCU (Design Centrado no Usuário) na sua empresa, por ser algo mais simples de ser desenvolvido. Explicamos ela na prática no Curso UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web aqui na Caelum.

Atualmente como vocês fazem na empresa de vocês? Há personas ou proto-personas criadas?

Veja outros artigos sobre UX & Design