Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Flask: instalação

Guilherme Lima
Guilherme Lima

Compartilhe

Para desenvolver uma aplicação utilizando o Flask, alguns passos são recomendados como criação de um ambiente virtual e a utilização de um gerenciador de pacotes. Veja abaixo o passo a passo.

Criando o diretório de aplicativos

Para começar, é necessário criar o diretório que hospedará o código da sua aplicação. Em um terminal, é possível criar com o seguinte código:

mkdir nome_do_projeto
cd nome_do_projeto
Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

Criando um ambiente virtual

Agora que criou o diretório da aplicação, vamos instalar o Flask. A maneira mais recomendada de fazer isso é através um ambiente virtual. Um ambiente virtual é uma cópia do interpretador Python no qual você pode instalar pacotes em particular, sem afetar o interpretador global Python instalado em seu sistema.

Sua criação para cada projeto garante que os aplicativos tenham acesso apenas aos pacotes que eles usam.

Se você estiver usando o interpretador Python 3 padrão em um sistema Ubuntu Linux, o pacote venv padrão não será instalado por padrão. Para adicioná-lo ao seu sistema, execute o seguinte comando:

sudo apt-get install python3-venv

O comando que cria um ambiente virtual possui a seguinte estrutura:

python3 -m venv venv

A opção -m venv executa o pacote venv da biblioteca padrão como um script independente, passando o nome desejado como argumento.

Usando o ambiente virtual

Quando você começar a usar um ambiente virtual, é necessário "ativá-lo". Para isso vamos descobrir o caminho para o arquivo de ativação:

pwd

O resultado será: /Users/guilhermelima/Desktop/estoque. Se você estiver usando um computador Linux ou macOS, poderá ativar o ambiente virtual com este comando:

source /Users/guilhermelima/Desktop/nome_do_projeto/venv/bin/activate

Se você estiver usando o Windows, o comando será:

venv\Scripts\activate

Quando um ambiente virtual é ativado, o local do seu interpretador Python é adicionado à variável de ambiente PATH na sua sessão:

(venv) $

Instalando pacotes Python com PIP

Pacotes Python são instalados com o gerenciador de pacotes chamado pip. Para instalar o Flask no ambiente virtual, verifique se o ambiente virtual venv está ativado e execute o seguinte comando:

(venv) $ pip install flask

Quando você executa esse comando, o pip não instala apenas o Flask, mas também todas as suas dependências. Você pode verificar quais pacotes estão instalados no ambiente virtual a qualquer momento usando o comando pip freeze:

(venv) $ pip freeze

Até o momento da criação deste artigo, as dependências do Flask são:

Click==7.0
Flask==1.1.1
itsdangerous==1.1.0
Jinja2==2.11.1
MarkupSafe==1.1.1
Werkzeug==1.0.0

Para verificar se o Flask foi instalado corretamente, inicie o interpretador Python e tentando importá-lo:

(venv) $ python 
>>> import flask 
>>>

Se nenhum erro aparecer, Parabéns! Você pode iniciar o desenvolvimento de sua aplicação utilizando o Flask.

Gostou deste artigo? Aprenda ainda mais sobre Flask e suas aplicações aqui na Alura!

Guilherme Lima
Guilherme Lima

Guilherme é desenvolvedor de software formado em Sistemas de Informação e possui experiência em programação usando diferentes tecnologias como Python, Javascript e Go. Criador de mais de 30 cursos de diferentes áreas da plataforma com foco no treinamento de profissionais de TI, como Data Science, Python para web com Django e Django Rest, jogos com Javascript, Infraestrutura como código com Terraform e Ansible, Orientação a Objetos com Go. Além disso, é um dos instrutores da Imersão Dev da Alura.

Veja outros artigos sobre Programação