Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Mamute: a engine do GUJ, agora opensource

Alura
Leonardo Wolter
Leonardo Wolter

Compartilhe

Depois do sucesso no lançamento do GUJ Respostas, onde ja estamos chegando a 20 mil perguntas com um ótimo feedback, anunciamos agora o Mamute.org. Um framework opensource que torna possível de um modo muito simples a criação de um fórum no estilo de Perguntas e Respostas(Q&A), dado o sucesso do Stackexchange e do Quora!

O Mamute nada mais é do que uma estrutura ja pronta de um Q&A customizável, a mesma usada no GUJ Respostas, e agora no VRaptor Questions.

A instalação do framework é muito simples e pode ser feita utilizando o github ou simplesmente baixando o war da versão mais atual.

Instalando o mamute utilizando o war mais atual

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

  1. Crie uma pasta para o seu projeto
  2. Baixe o ultimo war no site
  3. Descompacte o war em uma pasta chamada mamute, dentro do seu projeto
  4. Para testar, rode o script mamute/run.sh

Instalando o mamute utilizando o git

  1. Crie um repositório para o seu projeto
  2. Clone o repositório do mamute: https://github.com/caelum/mamute
  3. Execute o comando mvn package no mamute
  4. Copie a pasta mamute/target/mamute-x.x.x para o seu projeto
  5. Para testar, rode o script mamute/run.sh

Para facilitar a atualização da versão do mamute, criamos um script chamado update-mamute.sh. Este script espera que você tenha clonado o repositório do mamute e este deve ser informado através da variável de ambiente MAMUTE_DIR. Exemplo:

MAMUTE_DIR=~/git/mamute ./update-mamute.sh

Ele vai atualizar todos os arquivos do mamute, exceto os customizáveis pelo usuário. Você pode encontrar a lista de arquivos customizáveis aqui.

Vale a pena lembrar que o Mamute.org exige que o banco de dados utilizado seja MySQL atualmente.

Se você tiver alguma pergunta referente ao framework, utilize o Meta Mamute para solucioná-la. Caso queira testar o framework, disponibilizamos uma demonstração

Fica o agradecimento a todos os committers e em especial a comunidade do GUJ, que durante quase um ano testou a ferramenta. Há sim muito a ser feito e aprimorado, e a partir de hoje você também pode ajudar. Vale lembrar que ferramentas como fóruns, blogs e Q&As não bastam: para ter sucesso, é preciso saber trabalhar bem a comunidade e engajá-la.

Leonardo Wolter
Leonardo Wolter

Desenvolvedor na Elo7, moderador do GUJ e apaixonado por projetos opensource.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão