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Monetização no Instagram: Reels

Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

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Os rumores entre as pessoas criadoras de conteúdo e devs eram de que a plataforma investiria ainda mais no público de creators desses vídeos virais, e agora, essa previsão tornou-se realidade.

Caso você não saiba, o reels foi lançado no Instagram em junho de 2020 e a sua proposta é a criação de vídeos curtos e virais, bem parecido - quiçá idêntico - à proposta de outras redes sociais rival, o TikTok.

Inicialmente, o Instagram não oferecia pagamento às pessoas usuárias por seus conteúdos, ao contrário de concorrentes como o TikTok e o Kwai, que já remuneravam seus criadores com base no engajamento e uso de códigos promocionais. Porém, essa realidade mudou.

Hoje, o cenário mudou. O Instagram, de fato, tornou-se uma das redes sociais a implementar essa função, colocando-se ao lado de outras plataformas que remuneram seus usuários.

Desde 2022, a monetização do Reels já é uma realidade para muitos criadores de conteúdo. Diferente de suas rivais, a implementação foi gradual, com o Instagram autorizando perfis selecionados a se adequarem a essa nova política de monetização.

Mas afinal, como funciona a monetização do Reels?

A boa notícia é que pessoas criadoras de conteúdo que atingem um bom público podem gerar receita diretamente através do Reels.

O Instagram oferece uma modalidade de remuneração para vídeos que alcançam mais de 50 mil visualizações, com pagamentos realizados em dólares.

Atualmente, a plataforma remunera os criadores com US$ 125 a cada 50 mil visualizações, o que torna a monetização bastante atrativa, especialmente considerando a valorização da moeda americana.

Para atingir essas marcas, os vídeos precisam não apenas ser de alta qualidade, mas também capturar o interesse do público, gerando engajamento.

A lógica é simples: quanto maior o alcance do vídeo, maior será o pagamento. Por exemplo, vídeos que alcançam 150 mil visualizações podem render cerca de US$ 375, enquanto aqueles que atingem 200 mil visualizações podem chegar a US$ 500.

Contudo, se o vídeo não atingir pelo menos 50 mil visualizações, ele não é elegível para monetização.

Vale destacar que a monetização está disponível exclusivamente para contas comerciais e de criadores de conteúdo, sendo este o primeiro requisito para quem deseja ganhar dinheiro no Instagram. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos. E a funcionalidade já está disponível no Brasil.

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Quer saber se sua conta está qualificada?

Se você quer saber se sua conta está qualificada, é muito simples. Basta acessar o seu perfil e clicar nas três linhas no canto superior direito para abrir as configurações; Selecione a opção “Criador de conteúdo” ou “Empresa”, conforme o tipo de conta profissional que você possui;

Depois disso, clique em “Status da monetização”. Verifique se você se qualifica para a monetização na plataforma.

Caso sua conta atenda aos requisitos, basta aguardar que os novos recursos sejam liberados para você. Se não, vale a pena revisar as “Políticas de monetização de parceiros do Instagram” e as diretrizes da comunidade para garantir que você está cumprindo todas as exigências.

E aí, já se convenceu que não há como deixar o Reels para trás? É melhor começar a estudar a plataforma pra ontem, soltar seus vídeos e garantir um dinheiro com isso!

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Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

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