Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Projeto open source: Caelum git-reports

Alura
pmatiello
pmatiello

Compartilhe

Completamos recentemente, aqui na Caelum, a migração de todos os nosso projetos para git, o sistema de controle de versões distribuído criado inicialmente por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux. Esta migração, realizada pelo Cauê Guerra e pelo Jonas Abreu, foi motivada por algumas características do git que se mostraram úteis em alguns projetos internos e pessoais; em especial, a possibilidade de fazer commits locais (muito útil quando não há acesso à internet) e os branches locais baratos.

Em vez de mantermos nós mesmos nossos repositórios, optamos por hospedá-los no GitHub. Esse serviço oferece uma interface web bastante prática e nos permite, convenientemente, centralizar nossos projetos públicos e privados em um único serviço. Contudo, entre tantas facilidades, sentimos falta de uma forma de observar a atividade recente em todos os nossos repositórios de forma centralizada e de ter alguma medida da atividade de cada desenvolvedor em cada projeto - e vice-versa. E para atender a essa necessidade, eu e o Cauê Guerra escrevemos o Caelum git-reports, um pequeno projeto em Ruby.

O software gera, a partir de um conjunto de repositórios git, uma medida do impacto de cada desenvolvedor (discriminado por projeto), do impacto em cada repositório (discriminado por desenvolvedor) e um resumo de todos os commits recentes, apresentando o resultado em HTML. Adotamos a mesma definição de impacto usada pelo GitHub: a soma das linhas acrescentadas e removidas. De fato, uma medida bastante grosseira, mas que tem suas utilidades. O projeto é muito novo, e podemos facilmente adicionar novas funcionalidades, como critérios para verificação de atividade nos repositórios, além de gráficos.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

Quem quiser saber mais sobre o git pode consultar o tutorial para preguiçosos como ponto de partida. Outros recursos úteis podem ser encontrados no site oficial e no índice de guias do GitHub. Quem prefere o formato de vídeos também deve conferir o GitCasts.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão