Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Psicologia das cores: veja como isso é essencial para o sucesso do designer

Alura
leticia-simoes
leticia-simoes

Compartilhe

Uma noção importante para designers é a de psicologia das cores, um estudo focado na interação das tonalidades com a pessoa interlocutora. Ou seja, de maneira geral, a psicologia das cores parte da ideia de que uma cor pode afetar a percepção de uma pessoa sobre um produto ou serviço.

O objetivo desse artigo é refletir sobre o que é a psicologia das cores e, principalmente, como o uso certo das cores pode alavancar os projetos de design. Vamos lá?

O que é psicologia das cores?

Como seres sensoriais, desvendamos o mundo através de nossos sentidos; um som, um gosto ou um cheiro trazem reações instantâneas para nossa mente. Com as cores, não é diferente.

Um matiz pode ter inúmeras interpretações e trazer à tona muitos sentimentos. Entender como a cor de um projeto para web pode transmitir segurança é essencial para um designer.

A psicologia das cores é um estudo que tem o objetivo de entender o comportamento das pessoas a partir dos estímulos que recebem das cores. Quer dizer, é esse estudo que determina o que cada cor provoca nas pessoas.

Por meio de experimentos e estudos, a psicologia das cores passou a determinar a eficácia de tons específicos para cada tipo de necessidade de comunicação.

Existem cores capazes de indicar o segmento de uma empresa, se ela é arrojada ou conservadora, se ela quer transmitir diversão ou mais seriedade etc.

A cor exata pode encurtar a distância entre a marca e o cliente, tornando-a de fácil reconhecimento. Também é capaz de comunicar sentimentos e ressaltar noções já existentes de um determinado produto ou serviço.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

Como o Design usa as cores?

A cor tornou-se uma forma de expressão. Isso traz ao mundo moderno um novo problema: como se destacar em meio a um ambiente tão colorido? Transmitir de maneira correta uma mensagem através das cores pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

A Coca-Cola é um ótimo exemplo de como a cor afeta a percepção do público. É possível reconhecer o vermelho da marca ao redor do mundo.

Outras empresas também usam a psicologia das cores, criando tons exclusivos que se tornam sinônimos de seus serviços e produtos. Não à toa, muitas empresas têm patentiam seus pantones. Isso faz com que apenas a própria empresa possa utilizá-lo.

Enfim, designers podem usar uma variedade de estratégias ao redor das cores e dos significados que se relacionam a cada uma delas.

Qual o significado das cores?

Através da psicologia das cores, designers criam uma ponte cognitiva entre pessoas consumidoras e produtos. Por isso, é fundamental entender o que cada uma das cores transmite:

  • Amarelo: otimismo, felicidade, desenvolvimento e clareza. O amarelo estimula os processos mentais e o sistema nervoso, ativa a memória e encoraja a comunicação.

  • Verde: riqueza, natureza, crescimento e saúde. Essa cor acalma, traz harmonia e renovação, relaxa o corpo e ajuda a aliviar a ansiedade.

  • Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.

  • Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.

  • Rosa: romantismo, diversão e jovialidade. Esse tom excitante pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, a pulsação e os batimentos cardíacos. Estimula a energia, ação e confiança.

  • Vermelho: coragem, foco, excitação e energia. Assim como o rosa, o vermelho também altera propriedades físicas de nosso corpo, desde a pressão sanguínea até os batimentos cardíacos. Por estimular a ação e a confiança, essa cor é muito utilizada em promoções.

  • Laranja: alegria, confiança e agressividade. Essa cor estimula a atividade, o apetite e a socialização. Uma escolha divertida, cheia de calor e energia.

  • Branco: pureza, neutralidade e limpeza. O branco simboliza novos começos, encoraja a organização e auxilia na clareza mental.

  • Preto: autoridade, poder e suavidade. A falta de cor representa o vazio e evoca o mistério.

Essas são apenas algumas opções entre as várias tonalidades que o designer pode escolher. Como podemos ver, existe uma grande variedade de significados em cada cor. Mas como escolher a ideal?

Como escolher a cor de um projeto?

Cada projeto de design tem necessidades diferentes. É impossível grantir que uma cor vai ser sempre certa para todo tipo de demanda.

No entanto, existem alguns casos em que uma cor prevalece sobre outras, como é no design de interfaces e experiência de pessoas usuárias.

Presente em sites importantes como Facebook e Twitter, o azul é uma unanimidade quando se trata de UI e UX. Mas por que tamanha aceitação?

Como já vimos antes, o azul é uma cor ligada à inovação e tecnologia. Outras cores, como o vermelho, o laranja ou o verde têm uma ligação simbólica mais forte com erro, atenção ou sucesso.

O azul, por outro lado, transmite segurança e confiabilidade. Não à toa é uma excelente alternativa para designers. Grandes empresas de tecnologia como PayPal, Dell, IBM e Intel usam o azul em suas interfaces de usuário.

Repleto de calma, inteligência e equilíbrio, o azul também é uma excelente escolha quando o assunto é acessibilidade.

Mesmo pessoas daltônicas daltonismo, que têm uma deficiência visual que dificulta a percepção de cores, detectam a cor azul.

Porém, é preciso ressaltar mais uma vez que cada projeto pode (e deve) possuir características únicas. Nem sempre o tom mais usado pelo mercado será o certo para seu cliente.

Por isso, quando necessário, use ferramentas para auxiliar a escolher sua paleta de cores.

Por fim, não deixe de realizar testes A/B constantes em seu projeto, acompanhe o fluxo de visitas com auxílio dos Heat Maps e não tenha medo de ousar em cores inusitadas e contrastantes.

Agora você já está por dentro da importância que a psicologia das cores tem no design e sabe que sua aplicação vai destacar seus projetos e trazer reconhecimento para você e seus clientes.

Quando trabalhamos em um projeto de identidade visual, as cores escolhidas são muito importantes, mas não são as únicas coisas a se preocupar.

Tipografia, estrutura, composição e muitas outras coisas fazem parte do projeto. Aqui na alura temos um curso de identidade visual. Nele você aprenderá essas técnicas para compor a identidade visual desde o briefing até a validação.

Quer saber mais dicas e informações sobre design? Siga o Alura nas redes sociais e compartilhe com a gente suas dúvidas e seus êxitos. Esperamos por você!

Veja outros artigos sobre UX & Design