A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.
Vamos ser sinceros: quantas vezes as pessoas colaboradoras da sua empresa (ou de alguma empresa que você já trabalhou) já relataram que sentiam que os líderes da organização não estavam bem preparados para um cargo de gestão de pessoas?
Uma pesquisa da EDC Group mostrou que essa é uma questão mais comum do que se imagina. Quando perguntados sobre a relação com seus superiores, 57% dos profissionais brasileiros disseram sentir cobranças em excesso, falta de apoio, dificuldades de gerenciamento e pouca abertura para discutir problemas.
Pode até parecer que isso não tem impacto direto no trabalho, mas não é bem assim. Segundo a Gallup, 75% dos pedidos de demissão são motivados por problemas com os líderes.
Olhando esses dados, fica claro que investir nas lideranças é de suma importância para o sucesso do negócio, não é mesmo? Afinal, o grande ativo de qualquer empresa são as pessoas, e os gestores também fazem parte desse público. Eles são os grandes responsáveis por disseminar a cultura organizacional, motivar e engajar a equipe e garantir que os objetivos da companhia estejam sendo priorizados.
Mas, para que isso aconteça, é preciso que eles estejam preparados – tanto tecnicamente quanto com soft skills.
Se você não sabe bem por onde começar, não se preocupe! Preparamos este artigo com algumas indicações de cursos para lideranças que podem ajudar a desenvolver a sua equipe.

Qual a importância do desenvolvimento de lideranças
Mais do que gerir pessoas, os líderes precisam inspirar, motivar, tomar decisões estratégicas e promover ambientes acolhedores para seus times. Essa função fica bastante clara na pesquisa da Gallup, que mostrou que 70% das variações de engajamento das equipes estão relacionadas aos gerentes imediatos. Em um contexto onde a agilidade, inovação e adaptabilidade são requisitos para a sobrevivência do negócio (como é o caso das empresas de tecnologia), essas são tarefas ainda mais importantes. Mas nenhuma delas provém da intuição ou apenas do talento, é preciso capacitação para sustentar a criação de equipes coesas e ambientes de trabalho produtivos. Nesse cenário em que vivemos, os líderes precisam estar familiarizados e aptos a lidar com avanços tecnológicos disruptivos. Por isso, competências relacionadas à inteligência artificial (IA) e data science são cada vez mais importantes, já que essas são áreas que podem transformar operações, impulsionar a inovação e melhorar a tomada de decisões. Gestores que compreendem o potencial e as implicações dessas tecnologias conseguem aproveitar ao máximo suas vantagens e integrá-las de forma estratégica nos processos do negócio. Além disso, também é crucial desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação eficaz, resolução de conflitos e pensamento criativo – as chamadas soft skills. Hoje, elas já têm assumido um papel cada vez mais central na organização – não à toa, a característica mais valorizada dos gestores pela empresa é a empatia e a gestão humanizada.
