A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.
Se antes o maior desafio do mundo dos negócios era a competitividade, hoje podemos acrescentar um contexto ainda mais dinâmico (com novas tecnologias, métodos e técnicas surgindo todos os dias) e bastante imprevisível. É só pensar na pandemia e em como, do dia para a noite, todo o mundo precisou se reorganizar para uma realidade organizacional inédita.
Para navegar neste cenário, as empresas precisam não só desenvolver novos produtos, mas também se reinventar “dentro de casa”. Ou seja, pensar em outro público-alvo: as pessoas colaboradoras. Mais do que contratar pessoas com habilidades novas, é preciso capacitar e desenvolver a equipe para que elas possam contribuir para o crescimento e inovação da empresa.
Porém, essa capacitação precisa ser pautada em uma estratégia sólida, que considere as necessidades da empresa, a rotina do time, particularidades e necessidades pessoais e a diferença entre senioridade dos profissionais, por exemplo. Para isso, muitas organizações recorrem a parceiros de educação corporativa, que oferecem cursos, treinamentos e conteúdos para alavancar o desenvolvimento de pessoas.
E aí entra mais um desafio: gerenciar diferentes soluções de aprendizagem, como instituições de ensino, plataformas online, consultorias especializadas ou empresas de treinamento corporativo. Administrar esses múltiplos parceiros envolve coordenar diferentes agendas, alinhar expectativas, garantir consistência na qualidade do conteúdo e, acima de tudo, manter uma visão integrada do desenvolvimento profissional dentro da organização.
É bastante coisa, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo para explorar mais sobre as plataformas de aprendizagem, formas de gerenciá-las e as vantagens de investir em uma solução única de treinamento e desenvolvimento. Boa leitura!

Tipos de soluções de aprendizagem para a sua empresa
Com os avanços tecnológicos e as mudanças geracionais e comportamentais dos profissionais, a educação corporativa precisou se reinventar. Isso significa que aquele velho modelo de aprendizagem organizacional, com aulas presenciais e conteúdos muitas vezes excessivamente teóricos, está dando lugar para novas soluções, mais dinâmicas e flexíveis. Uma pesquisa da Deloitte, inclusive, mostrou que as novas formas de capacitação são uma questão importante para 86% dos entrevistados. Os líderes também vincularam efetividade das competências a novas condutas de educação corporativa. VEJA TAMBÉM:- Como os 8 principais erros no desenvolvimento de pessoas estão impactando seu time
- Qual é a importância do capital intelectual para sua empresa?
- Dicas práticas de como acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras com eficiência

