Boas-vindas! Meu nome é Bruna, sou instrutora na Escola de Inovação e Gestão.
Audiodescrição: Bruna é uma mulher parda, com cabelos pretos amarrados para trás. Ela está usando brincos e uma roupa verde.
Este curso tem o objetivo de mostrar como é o cotidiano de uma pessoa profissional business partner. Vamos explorar as áreas de atuação dentro das problemáticas de uma organização. Além disso, temos o objetivo de demonstrar como utilizar a inteligência artificial na rotina de trabalho, para otimizar o tempo e trazer argumentos cada vez mais baseados em dados.
Ao longo das aulas, nós começaremos aprendendo sobre diagnóstico organizacional, ou seja, como a BP pode realizar um diagnóstico de um setor e que tipo de documentação a pessoa parceira de negócios pode avaliar. Em seguida, aprenderemos sobre estruturas organizacionais, entrevistas semiestruturadas e, finalmente, elaboraremos um plano de ação para agir de acordo com o diagnóstico do setor realizado pela BP.
É importante também que realizemos a parte prática. Por isso, em cada aula, teremos a oportunidade de realizar uma atividade prática, aplicando tudo o que foi aprendido em vídeo.
Agora que já sabemos o que será abordado ao longo deste curso, convidamos a reservar um lugar silencioso e a separar um espaço na rotina para concluir este curso. Venha conosco, pois há muito a aprender.
Vamos discutir a profissão de business partner (parceiro ou parceira de negócios). Essa profissão foi criada por David Yurik, que identificou a necessidade de uma pessoa do RH com uma função mais estratégica. Ele foi o responsável por cunhar esse termo.
Para entender melhor essa função, consideremos uma empresa industrial como exemplo. Essa indústria possui uma sede, unidades de organização e a operação. Nas unidades de organização, são armazenados e distribuídos os produtos fabricados na operação. A sede abriga as pessoas que trabalham na parte mais executiva.
Cada um desses locais possui uma cultura e necessidades diferentes. Por exemplo, a unidade de distribuição tem uma maneira de trabalhar e necessidades distintas da fábrica, que, por sua vez, são diferentes da sede. Essas nuances são mais difíceis de perceber se não estivermos presentes no local. É nesse contexto que a pessoa business partner desempenha seu papel principal: entrar no setor de negócios, que não é o setor de RH, e identificar melhorias em termos de gestão de pessoas para aumentar a eficiência da empresa, sempre promovendo a equidade de oportunidades, conforme a filosofia do RH.
A pessoa business partner deve estar bem preparada para trabalhar com pessoas, o que inclui gestão de conflitos e mudanças. Além disso, é essencial que compreenda o negócio, a proposta de valor, e como funcionam as estruturas organizacionais, tanto formais quanto informais. Também é necessário ter conhecimento dos subsistemas de RH, como recrutamento e seleção, e desenvolvimento humano organizacional. A pessoa business partner precisa entender bem esses subsistemas para saber quando utilizá-los e como facilitar a comunicação entre a área de RH e os outros setores da empresa.
Ter uma boa afinidade com as lideranças é fundamental. Geralmente, uma pessoa business partner (BP) de RH lida com muitos funcionários, tornando inviável um acompanhamento próximo de todos. Portanto, ela prioriza um bom acompanhamento das lideranças, para que estas possam tomar a frente nas decisões relacionadas a pessoas. A liderança recebe suporte para a gestão de pessoas com a BP, que conhece bem o setor.
Agora, vamos apresentar a empresa que será nosso estudo de caso, com a BP fazendo parte dele. Trata-se da ZUP Megastore. Para contextualizar, a ZUP é uma empresa de varejo que vende bens duráveis no Brasil, como eletrodomésticos. Ela possui várias lojas físicas espalhadas pelo país e, recentemente, adquiriu um e-commerce. A empresa percebeu a movimentação de transformação digital e decidiu integrar o e-commerce às funcionalidades das lojas físicas, unificando os sistemas.
A estratégia organizacional da ZUP é a integração total entre os canais físicos e digitais. Atualmente, os sistemas do e-commerce e das lojas físicas são diferentes, o que impede, por exemplo, a compra online com retirada na loja. Eles estão implementando mudanças com o projeto "Retire Loja", que visa permitir essa funcionalidade. Além disso, estão criando lojas físicas virtuais, onde a pessoa pode ir à loja, escolher um produto em um tótem e comprá-lo, mesmo que não esteja em estoque, recebendo-o em casa. Esse movimento inclui a digitalização das lojas.
Essas são algumas das estratégias da ZUP no cenário de transformação digital que está vivenciando. Como a BP de RH pode atuar nesse contexto? Vamos entender melhor, no próximo vídeo, como a BP pode ter algum tipo de atuação dentro dos setores. Vamos nessa?
Trouxemos uma tabela que divide os setores da Azul. Utilizamos dois setores como exemplo e incluímos em outra coluna as ações de cada setor, ou seja, o que cada um pode fazer à medida que a estratégia para o ano de transformação digital foi disponibilizada, conforme discutido no vídeo anterior. Também destacamos as ações da ABP, ou seja, como a ABP pode atuar para melhorar a produtividade geral e o clima organizacional diante desse cenário e das ações dos setores.
Para começar, vamos observar o setor de operações e logística. As ações desse setor incluem a reestruturação da operação logística. Essa reestruturação é necessária porque, anteriormente, as lojas físicas não tinham integração com as lojas de e-commerce. A logística das lojas físicas não se integrava com a do e-commerce, e os centros de distribuição eram distintos, sem conexão. Agora, a logística incluirá tanto as vendas do e-commerce quanto as das lojas físicas. Essa mudança é bastante significativa para a Azul.
Além disso, será necessário definir novos processos para a separação e conferência de pedidos, já que os pedidos que sairão da loja com o projeto Retiro e Loja também incluirão as vendas online. Assim, a pessoa funcionária terá duas funções: fazer a conferência dos pedidos de compras feitas na loja e dos pedidos feitos online para retirada na loja. Também será necessário ajustar o fluxo de produtos entre o centro de distribuição e a loja para evitar que produtos fiquem parados por muito tempo no centro de distribuição. Essas são algumas das ações relacionadas a operações e logística.
Agora, podemos pensar nas ações da BP. O que a pessoa business partner pode fazer nesse caso? Antes de discutirmos isso, recomendamos que se pense em algumas ações que a BP pode tomar, especialmente no setor de operações e logística que acabamos de apresentar. Faça uma pausa, reflita sobre possíveis ações da BP e depois retorne para compararmos e calibrarmos suas ideias.
Vamos ver quais foram as ações da BP para o setor de operações. Uma das ações é mapear novas competências. Considerando que o setor de logística passará por uma mudança significativa com essa integração, é importante começar a mapear competências. Por exemplo, habilidade em tecnologia é uma competência valiosa, considerando a cultura de transformação digital da Azul. Essa pode ser uma competência que a BP precisa avaliar, além de outras que se tornem necessárias no dia a dia. A BP também pode propor treinamentos para aumentar a eficiência na separação de pedidos, sendo específica nesse ponto de conferência dos pedidos que mencionamos.
A BP (Business Partner) também precisa atuar na gestão das mudanças, facilitando a imersão das pessoas colaboradoras nos objetivos da empresa. Mudanças, em geral, causam muita ansiedade. Portanto, a BP deve entender o clima do setor, avaliar o nível de ansiedade das pessoas funcionárias e orientar tanto a liderança quanto diretamente as pessoas do setor, se necessário, para guiá-las de maneira tranquila durante a transição. O objetivo é que todos consigam atravessar essa fase de mudança, que se torna cada vez mais constante, e que o setor como um todo tenha maturidade para lidar com essa situação. A BP desempenha um papel fundamental nesse processo, além de apoiar no desenho de novos cargos.
Se estivermos atuando como BP em um setor, podemos perceber algumas mudanças estruturais e apoiar na criação de novos cargos.
Para finalizar, vamos analisar o setor de TI e automação. Quais são as ações desse setor diante do objetivo estratégico da ZUP? Vamos desenvolver e integrar sistemas unificados para o estoque físico e online. O sistema que antes era separado para o físico e o online será unificado. Assim, as pessoas da TI precisarão integrar esses sistemas e criar painéis de monitoramento para acompanhar os pedidos, já que agora todos os pedidos serão únicos. É interessante ter esse painel de visualização. Também será necessário implementar alertas para clientes sobre o prazo de retirada, já que será possível comprar online e retirar na loja.
Diante dessas funções do setor de TI, o que a BP pode fazer? A BP pode apoiar na definição dos perfis para a contratação de novas pessoas especialistas em tecnologia. Isso envolve entender qual é o sistema, quais linguagens serão necessárias, e quais habilidades e soft skills são requeridas. A BP então repassa essas informações para o subsistema de RH de Recrutamento e Seleção, para realizar contratações, se necessário, ou para treinar as pessoas que já estão na empresa, conforme a necessidade de unificar os sistemas.
A BP também trabalhará a questão da aceitação da mudança digital, especialmente no setor de tecnologia, que enfrenta grande demanda. É importante estar atenta a isso para promover a aceitação da mudança, além de desenhar novos cargos, algo constante em qualquer setor onde a BP atua.
Trouxemos uma tabela para exemplificar, de forma prática, como a BP pode atuar nesse cenário. Agora, vamos para um cenário ainda mais específico: imagine que a pessoa BP da Azulp é a BP do setor de tecnologia. Ela é uma HR BP (Business Partner de Recursos Humanos) especificamente para o setor de tecnologia, está chegando agora e precisa entender como o setor está funcionando, especialmente com todas as demandas da Azulp. No próximo vídeo, veremos como a BP chega nesse novo setor e realiza seu diagnóstico. Vamos nessa!
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